domingo, 10 de janeiro de 2010

O sentido da vida

Por que tentamos criar nosso próprio mundinho para ter a ilusão de que controlamos completamente nossa existência, quando sabemos muito bem que não controlamos ? Por que afirmamos a toda hora que a individualidade é a essência da nossa maneira de ser, e depois aceitamos um grau degradante de conformismo em quase todos os aspectos das nossas vidas ? Afinal, se metade do mundo está sempre de cabeça para baixo, seria impossível todos concordarem sobre tudo.
Já se ouviu muito que a vida é uma viagem. Mas uma viagem para onde, exatamente ? ..
O único tema que ressoa em todas as muitas teorias populares sobre a vida é o amor. O amor, em todas as suas frágeis formas, é a força poderosa e duradoura que dá sentido real a todas as vidas.

Claro que não estou falando do amor romântico, embora este também seja uma força poderosa. é sábido que um coração partido dói muito mais do que um suco de limão num corte no dedo feito com papel. Mas o amor a que me refiro é o fogo que queima dentro de cada um, o calor interno que impede a nossa alma de congelar nos invernos de desesperança. É o amor à vida em si. é a voz que diz: "Celebre a vida, seja criativo !" E traz a paixão e a compreensão de que, se há coisas pelas quais vale a pena morrer, há muito mais coisas pelas quais viver. Este amor à vida nos leva a ajudar ou outros simplesmente porque nos sentimos bem fazendo isso.

Muitas vezes se sente como se tivesse sido deixado para trás, ou não sabe como explicar, mas sente que alguma coisa simplesente não cheira bem. A verdade é que frequentemente nos concentramos tanto no que estamos fazendo que não vemos para onde estamos indo.
Somos impelidos por uma avalanche de medos e desejos para uma corrida que não podemos vencer. E corremos, corremos, corremos para chegar a um ponto ideal nas nossas vidas e .. e o quê ? Tantas vezes começamos sonhando com uma vida maravilhosa, selvagem e livre, que geralmente é muito distante da que acabamos levando. E o triste é que quase sempre descobrimos isso tarde demais, quando é impossível recomeçar. Mas de todas as sensações que deixam você doente, nenhuma é pior do que saber que teve a oportunidade de fazer o que ama de verdade e não aproveitou. Portanto, qual é a sua paixão ? A razão pela qual você veio ao mundo ?

Para começar, ninguém vai fazer isso por você. É como andar o tempo todo com um cartaz nas costas dizendo "me chuta". Você tem que descobrir isso sozinho. Também é pouco provável que um dia você seja iluminado por uma luz brilhante e seu objetivo na vida lhe aparecça como numa visão divina. Mas o melhor é passar um bom tempo sozinha, se fazendo as perguntas difíceis. Para algumas pessoas isso significará apenas procurar os momentos bonitos e autênticos de vida e construir um plano em torno deles. Para outras, será como olhar para um abismo. Se você se fizer as perguntas importantes e ouvir atentamente o seu coração, cedo ou tarde ouvirá o destino lhe chamar. Uma pequena voz, chama-se de consciência, de "eu" interior, sempre lhe dirá a verdade, se você estiver pronto para ouvi-la. A princípio, você apenas se dará conta de como a sua vida não sai do lugar, depois descobrirá que sabe o que realmente quer, mas não sabe como conseguir.

Nossa existência é muito mais frágil do que podemos imaginar. Ponha a mão no peito e sinta as batidas do seu coração. Esse é o relógio da sua vida tiquetaqueando a contagem regressiva do tempo que lhe resta. Um dia ele parará. Isso é cem por cento garantido e não há nada que você possa fazer a respeito. Portanto, não dá para perder um único precioso segundo. Vá atrás do seu sonho com energia e paixão, ou recue e veja-o escorrer pelo ralo. Como dizem, "não se salta um fenda em dois pulinhos". É preciso coragem e dedicação para viver os seus sonhos.

É importantíssimo fazer o que o deixa feliz, e da melhor maneira possível. Tenha sempre em mente que, faça o que você fizer, os enganos são parte da vida. Nao perca tempo se castigando por erros do passado. Não fique ruminando se está ou não fazendo a coisa certa. Você sempre saberá a resposta no seu coração. Em vez de desanimar, lembre-se sempre de que rejeição e resistência são inevitáveis quando se faz algo muito importante ou especial. Quando você se propõe a realizar seus sonhos, muitos tentarão detê-lo (incluindo os que mais amam você). Por isso é importante compreender que seguir o seu próprio caminho pode ser incrivelmente recompensador, mas não é fácil. Como todo mundo, você terá alguns dias melhores do que os outros. Mas aconteça o que acontecer, não desista !

Lembre-se de que todos têm dificuldades. É incrivelmente cansativo passar dias fazendo coisas que não nos agradam ou sequer nos interessam. Mas se você perseguir o seu sonho, pelo menos se cansará fazendo o que mais gosta. Isso mudará tudo à sua volta, de ordinário para extraordinário. Quando estiver fazendo o que ama, você se levantará de manhã cheio de animação para enfrentar o começo de cada dia.
Sabe de uam coisa ? Mesmo que você cometa enganos e esteja errado sobre quase tudo, ainda assim sua vida será uma aventura fantástica e divertida, e acordará cada dia antecipando um futuro tão belo e excitante quanto puder iamginar. E se você ouvir seu coração e usar a cabeça, nunca estarará errado.


créditos: Bradley Trevor Greive - O sentido da vida.

:*

Nenhum comentário:

Postar um comentário